quarta-feira, 23 de março de 2011

Pesquisa e elaboração de texto sobre: Internet como espaço de autoria
Atividade do curso:Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursista:Mª Alice Viana


Vivemos a era  da tecnologia  que implica  mantermos   uma comunicação constante.  A comunicação humana desenvolve-se em pequena escala  ou em larga escala, conhecidas como comunicação de “massa”. Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar essa comunicação  no  envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte deste processo, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
Lendo um artigo, encontrei uma citação  que reforça esta importancia :

“A tecnologia aumenta os poderes intelectuais  do homem, e que estão centradas no computador digital(...)O computador vem gradativamente  absorvendo as tecnologias de comunicação, a medida que estas se digitalizam.”
                                                                                Chaves/2004
Como educadores sabemos  que  é preciso   compreender   a importancia  da tecnologia e tudo  aquilo  que ela  nos disponibiliza  para  utilizarmos  em nosso  dia a dia. Algumas palavras do mundo online são até desconhecidas por nós.

Uma pesquisa em busca da compreensão do que é: Wikipedia, wikcionario, blogs, fotoblogs, editores cooperativos, redes sociais, entre outros. Conhece-los e saber utilizá-los são essencias no estudos da Unidade 2 do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC.

Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0. Criada em 15 de janeiro de 2001, a Wikipédia baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Wikcionário (um portmanteau das palavras "wiki" e "dicionário") é um projeto web multílingue pertencente à Wikimedia Foundation (sendo assim, projeto gêmeo da Wikipédia) com a finalidade de criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, disponível em mais de 172 línguas diferentes. Ao contrário do padrão normal de dicionários, este é escrito colaborativamente por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.
Tal como o seu projeto gémeo Wikipédia, o Wikcionário é executado pela Wikimedia Foundation. Pelo fato de o Wikcionário não ser limitado por de espaço de imprensa, a maioria das versões de diferentes idiomas do Wikcionário fornece definições e traduções de palavras de diversas línguas, e algumas edições oferecem informações adicionais, tipicamente encontrados em tesauros (dicionarios de ideias afins) e léxicos.
Sistemas Cooperativos ou Sistemas Colaborativos são Sistemas de Informação que fornecem suporte computacional aos indivíduos que tentam resolver um problema em cooperação com outros, sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.
Com base nas pesquisas realizadas na área denominada internacionalmente CSCW (Computer Supported Cooperative Work ou trabalho cooperativo suportado por computador), foram desenvolvidas diversas ferramentas de software para implantação de Sistemas Cooperativos. Estas ferramentas, denominadas groupware, aplicam conceitos de sistemas distribuídos, comunicação multimídia, ciência da informação e teorias socio-organizacionais. A primeira tese acadêmica escrita no Brasil nesta área foi a de Ned Kock, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, orientada por Clovis Torres Fernandes.
Um blog (contração do termo Web log), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.
Fotoblogs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez.
A maioria dos fotoblogs é individual, seja de fotógrafos que tiram fotos de seu trabalho ou de pessoas que gostam de mostrar fotos de si mesmas.
O Google Docs, é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários.
Think-Free é a  possibilidade de partilhar documentos com um grupo de pessoas e a capacidade de dar atributos de co-autoria ou somente leitura. A forma de partilhar e convidá-las foi também tremendamente intuitiva através da inserção do endereço de e-mail pretendido. E se por acaso estiver com o Gmail aberto este é logo invocado e a mensagem de convite automaticamente preenchida... sem demoras, sem complicações, simplesmente funcional e direto.
Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter, tymr), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
Portanto, nosso maior desafio é saber utilizar estes instrumentos para  fazer um registro digital daquilo que estamos produzindo  em sala de aula . Apropriados destes conhecimentos, teremos em mãos um canal de divulgação rapida  para  socializar e trocar  experiencias com outros educadores do Brasil e do Mundo.

Referencias bibliograficas:
Chaves, Eduardo O C.artigo:Tecnologia na Educação. Disponivel: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm#II Tecnologia na Educação
http://pt.wikipedia.org/
http://www.sobresites.com/fotolog/fotolog.htm

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