Navegando em busca do conceito de HIPERTEXTO encontramos conceitos que ilustram o significado e suas principais utilizações:
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita. Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Esta pesquisa permitiu identificar o Hipertexto como uma ferramenta pedagógica .Podendo ser utilizada em sala de aula desde a educação básica até em cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, textos, vídeos e fotos.
Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita. Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Esta pesquisa permitiu identificar o Hipertexto como uma ferramenta pedagógica .Podendo ser utilizada em sala de aula desde a educação básica até em cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, textos, vídeos e fotos.
Um outro conceito esclarecedor encontrado diz que:
“O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.”
Na minha opinião o hipertexto permite ao leitor navegador decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço bastante flexível.
Na minha opinião o hipertexto permite ao leitor navegador decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço bastante flexível.
A televisão, o cinema, e outras áreas das artes também vêm trabalhando com a idéia do hipertexto, até mesmo para alcançar o público hoje mais hiperativo – aquele publico difícil de prender-se na leitura , que vive uma contemporaneidade fragmentada, numa contagem regressiva do tempo de seus afazeres.
Enfim, as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central , mesmo que abra um leque de outras opções de leitura. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir a leitura.
Fontes
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro dom pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro dom pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário