Minha Escola
A Escola Estadual Princesa Izabel foi fundada em 05 de Setembro de 1970. Na década de 80 passou a ser um local de experiência, desenvolvendo vários métodos e técnicas dos estagiários da Escola de Aplicação do IETA. Nestes 41 anos de existência vem contribuindo com a educação de muitas crianças da cidade de Macapá.
A educação formal complementa aquela recebida em suas famílias. Desta importante parceria (família-escola) depende a formação de alunos críticos e participativos que farão a diferença na busca de soluções de problemas do dia-a-dia.
Atualmente, a escola funciona com 10 turmas formadas por alunos oriundos de bairros da cidade. Dos 52 funcionários, 34 são professores e 18 trabalham no corpo administrativo e outros serviços. Dos educadores, 80% são concluintes do curso de Pedagogia e pós-graduação, 17% estão cursando faculdades e 3% possuem somente a formação em magistério.
Como escola que busca melhorar sua prática, alguns educadores em seus momentos de estudo afirmam que utilizam as novas tecnologias em seu planejamento ou aulas.
Com o objetivo de compreender a utilização dessas ferramentas pedagógicas, foi realizada uma pesquisa na escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.
Foram entrevistados a maioria dos professores que estão com turmas e professores responsáveis por projetos desenvolvidos na escola como: Lied, projeto de leitura, sala de recursos e outros.
Segundo os entrevistados as tecnologias mais utilizadas são: a televisão, o DVD, o micro system, as mídias em filmes e documentários, o notebook (poucos professores o possuem) e o data show da escola. A sala de recursos foi contemplada no final de 2010 com dois computadores, uma impressora e um scanner. Os computadores do Lied ainda não estão disponíveis porque a empresa responsável pela instalação ainda não cumpriu o contrato.
Ao serem perguntados como classificam suas praticas educativas demonstraram insegurança ao nomeá-las ou classifica-las, usaram respostas evasivas: boa, interessante ou participativa.
As finalidades recorrentes no uso das tecnologias indicam que utilizam para dinamizar e facilitar a aprendizagem dos alunos. Todos concordaram que as novas e as antigas tecnologias são eficientes quando são utilizadas a partir de objetivos clarificados em seus planejamentos.
Na escola as tecnologias presentes e disponíveis são: os livros e materiais impressos, as mídias, televisão, DVD, data show, micro-system e os quadros magnéticos nas salas de aula. Esperam ansiosos pelo funcionamento do Lied e pelo programa “notebook para professores” prometidos em campanha pelo atual governador do estado do Amapá.
Esta pesquisa revelou que os educadores desta escola já perceberam as mudanças e alterações ocorridas no campo educacional. Que essas mudanças exigem novas formas de mediar os alunos na busca da compreensão dos conteúdos acadêmicos. As respostas demonstraram intenções e tentativas de adequarem-se a este novo panorama educacional.
Referências Bibliográficas
PPP da Escola Estadual Princesa Izabel 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário