quinta-feira, 7 de abril de 2011

Meu Portfólio do Curso Tecnologias na Educação



Portfólio de MARIA ALICE VIANA SOUSA BORGES

Desenho produzido por minha aluna
 Com  autismo B.D.F.


UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
1. Apresentando o curso (curso e-proinfo de 14 a 18.02.2011)

O curso iniciou com a apresentação do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Conhecemos o Guia do Cursista, o conteúdo do CDROM e recebemos orientação de como executar as atividades desta unidade de estudo. Acessei meu Gmail e o meu Blog criados no módulo anterior.

Ao conhecer como o curso irá funcionar, percebemos que participar de um curso de 100 horas representa um enorme desafio para nós educadores que assumimos uma jornada de 40 horas semanais. Acredito que precisaremos da compreensão do diretor da nossa unidade escolar, no sentido de nos permitir fazer pesquisas na escola para fundamentar os textos que iremos produzir ou autorizar o uso da internet para aqueles que não dispõe em casa.

2. FÓRUM: Conhecendo a turma: QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ ? (15 e 17.02.2011)

Apresentei-me como professora Alice Viana, indiquei que trabalho na sala de recursos da Escola Estadual Princesa Izabel , localizada na Rua Eliezer Levi, bairro Central na Cidade de Macapá, Estado do Amapá.

Enfatizei que como professor aprendiz procuro estar sempre atualizada porque o campo educacional é dinâmico. Requer de nós novas posturas e novas praticas educativas. Sempre que ouço uma expressão desconhecida, um autor ou uma ferramenta pedagógica inovadora anoto-a para verificar na internet do que se trata.

Além da produção deste texto comentei o texto de duas colegas de curso, a Ozemar e a Helem Geane pelas reflexões postadas por elas.

3. FÓRUM : Educação e Tecnologia (17 a 19.02.2011)

Sobre este tema acredito que o primeiro passo é estarmos conscientes do que temos em mãos um grande volume de informações e delas selecionarmos aquelas que nos permite utiliza-las para melhorar nosso desempenho profissional. Conhecer as novas tecnologias e saber utiliza-las é fundamental.

Postei comentários no texto das colegas Joseilde e Mª Cristina refletindo sobre o papel das nossas escolas como reprodutora ou articuladora do conhecimento.

4. Novas Tecnologias e Aprendizagem (17 a 19.02.2011)

Publiquei no diário de bordo que As escolas ainda não conseguiram lidar bem com as novas tecnologias porque conforme disse Ladislaw Dowbor “não se trata de inundar as escolas de computadores”. Apenas ter computadores nas escolas não é tudo, se os profissionais não souberem como lidar com essas tecnologias e não souberem ensinar seu aluno a interagir com elas nada irá mudar.

5. Tecnologia na Escola (23 a 25.02.2011)

Publiquei na ferramenta Biblioteca, em Material do aluno um texto sobre uma pesquisa realizada no interior da Escola Estadual Princesa Izabel sobre as tecnologias mais utilizadas pelos professores e de que forma eles estão utilizando-as. Concluímos na pesquisa que os educadores utilizam as tecnologias disponíveis, aguardam ansiosos pela chegada de outras mídias e suas respostas demonstraram intenções e tentativas de adequarem-se a este novo panorama educacional.

6.Trabalho por Projeto ( 26.02 a 02.03.2011)

Publiquei este texto na ferramenta Biblioteca-material do aluno e iniciei o texto utilizando a afirmativa de que “ Uma aprendizagem significativa é aquela em que o aluno encontra sentido naquilo que está aprendendo”. Esta aprendizagem é o maior desafio do educador contemporâneo.

Não devemos perder o foco de que vivemos em uma sociedade da aprendizagem na qual aprender é uma exigência social. Buscar desenvolver praticas pedagógicas integradoras capazes de contemplar os conteúdos curriculares e ao mesmo tempo desenvolver competências e habilidades para utilizar as diferentes tecnologias disponíveis na escola.

7. Refletindo sobre a própria Aprendizagem (03 a 06.03.2011).

Esta atividade foi publicada no blog “EDUCAR COM CARINHO” no endereço aliceap.blogspot.com

Participar do Curso eproinfo Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC esta representando uma oportunidade para refletir sobre o papel da tecnologia na vida cotidiana de nós educadores.

Conhecer as TICs , os métodos de aprendizagem ativa através da construção de projetos tudo isto é muito novo e requer habilidades técnicas que estamos buscando desenvolver neste curso .Pretendemos reunir teoria, pratica e o domínio das novas tecnologias no planejamento dos ambientes de aprendizagem de nossos alunos.

UNIDADE 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia

1-Avaliando a Unidade 1:

Avaliamos em nosso encontro presencial ocorrido no dia 10/03/2011.

2-Forum: As linguagens da Internet

Participei comentando a postagem de dois colegas do curso.

3-Criando um conceito de hipertexto:

Navegando em busca do conceito de Hipertexto , a definição que nos permite utilizar no campo educacional é o que define como um texto que permite ao leitor contribuir com o conteúdo ampliando-o ou modificando.

4-Criação do Portfólio:

Na construção do portfólio busquei traçar um perfil da profissional de educação que sou, demonstrando um pouco daquilo que o desafio de educar representa. O nome do meu blog representa um pouco do que faço no dia-a-dia : “Educar com carinho “ , dispensando uma atenção a mais aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais na sala de recursos.

5-A internet como espaço de autoria:

Produzi um texto e publiquei no meu blog “Educar com carinho” e no blog colaborativo da turma.

6-Biblioteca: Planejando atividade com hipertexto:

Planejamos um projeto que culmina com a construção de um video devido o LIED da nossa escola não estar funcionando.

7-Forum: Analise do planejamento:

Ainda não pude comentar o projeto porque os colegas ainda não puderam publicar seus planejamentos.

8-Relatorio Final do Projeto “QUEM AMA CUIDA do lixo no ambiente escolar”.

Construí um texto relatando tudo aquilo que executamos na turma do professor Cleutom na Escola Princesa Isabel.
9-Registro Digital da experiência

Nesta atividade publicamos no blog colaborativo http:/ntecurso100horas.blogspot.com um link para que os colegas possam acessar o blog individual de cada cursista.
10-Criação Pôsteres: Avaliando a Unidade 2

Para avaliar esta unidade construí 05 slides para demonstrar como foi minha compreensão desta unidade.

UNIDADE 3: Pratica Pedagógica e Mídias Digitais.
1-Aula presencial para finalizar a unidade 2 e receber orientações das atividades da unidade 4.
2-Entendendo a unidade 3: Elaborar uma sintese sobre os itens abaixo:
*Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola
*Um pouco da historia
*O construcionismo e a pedagogia por projetos
*O projeto na escola
*Projeto e a interdisciplinaridade
*Projeto e curriculo
*Textos sobre: blog,wiki e mapas conceituais digitais
3-Fórum: Contextualizando a mudança: da teoria à pratica( a maneira como desenvolvemos nossa pratica com os alunos, ouvindo suas idéias,duvidas  e curiosidades/Quais estrategias utilizo podendo ser utéis para estabelecer um ambiente de livre expressão em que o dialogo se faça presente).
4-Elaborei um roteiro e apliquei na Escola Estadual Princesa Izabel para identificar problematicas que justifiquem a construção de projetos na referida escola. Ao aplicar o roteiro identificamos a necessidade de trabalhar a problematica do BULLYING pelas respostas dadas pelos alunos na turma da Professora Gorete/ 3ª série.
5-Postagem na Biblioteca do PROJETO "FOLCLOREANDO DE NORTE A SUL no ARRASTA PÉ DA PRINCESA" que é um projeto da escola que culminará na festa junina.A tematica do Bullying será abordada quando os alunos estudarem a Linguagem como elemento da cultura popular.Em especial as expressões populares que podem agredir, assediar ou intimidar uma pessoa, promovendo a cultura de combate ao Bullying na escola.
6-Refletimos acerca da leitura sobre "Projeto e Curriculo" e formulamos nosso conceito afirmando que O Curriculo é um projeto construido pelo professor juntamente com seus alunos em que se preveem atividades educativas que contribuirão com a formação academica, pessoal e social dos seus alunos.
UNIDADE 4: Currículos, projetos e Tecnologias.
1-Encontro Presencial: momento de conclusão da unidade anterior e introdução da unidade 4.
2-Fórum: "Práticas Pedagógicas e Midias Digitais" foi um momento em após assistir alguns videos, construimos um texto com nossas conclusões e interagimos opinando sobre os textos escritos pelos outros cursistas.
3-"Navegando por repositorio Digital: esta atividade foi uma experiencia rica porque ao consultar os sites recomendados pudemos refletir acerca do poder de criação que as mídias nos oferecem para serem inseridas em nossa pratica pedagógica. Após selecionar alguns exemplos publiquei este material em meu blog pessoal ( aliceap.blogspot.com ) e deixei um convite no blog colaborativo da turma. Para visitar acesse ( ntecurso100horas.blogspot.com ).
4-Fórum: "Midia-Educação no contexto Escolar" inspirando-nos na criatividade de Silvio P.Costa e Jesus Martin-Barbero fizemos nossa participação enfatizando a importancia das novas tecnologias na Edicação.
5-Nesta ultima atividade produzi um slide rezumindo cada uma das unidades de estudo para socializar amanhã no ultimo encontro presencial.
                 Desejo à professora Sandra Santos e a cada um dos cursistas que agora os considero amigos, muito sucesso na vida e muitos frutos em suas atividades nas escolas.
                  Com carinho
                  Maria Alice Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário