quarta-feira, 27 de abril de 2011

atividade para descobrir se o aluno sente-se bem na escola.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MARCO ZERO.
PROFESSORA: SANDRA SANTOS.
CURSISTA:  MARIA ALICE VIANA SOUSA BORGES e
                    JAIRES MEDEIROS.
UNIDADE 3, ATIVIDADE 4.

ESCOLA ESTADUAL PRINCESA IZABEL.
ALUNO(A)...............................................................................................
SÉRIE........................................TURMA................................................
MACAPÁ, ......DE...........................................DE 2011.

MINHA ESCOLA.

Relaxamento (Fique em sua carteira em posição confortável, feche seus olhos e siga a orientação da professora).
Roteiro para relaxamento.

Procure uma posição bem confortável e prepare-se para ficar bem relaxado. Feche seus olhos, respire três vezes e deixe sua imaginação fluir.
Pense na sua Escola. Fique em frente ao portão e observe a fachada, a placa com o nome Princesa Izabel. Agora entre, olhe para o corredor do lado esquerdo; “Você verá a sala “guarda volumes”. A sala do AEE/ sala de recursos e a sala dos professores e coordenadores.
Agora, olhe para o corredor direito: Você verá a sala de TV Escola/lied, a secretaria e a nossa sala de aula.
Agora passe pelo portãozinho de madeira (passamos por ele um de cada vez, porque ele é muito estreito, nele não podemos passar atropelando os colegas ou entrar correndo). É assim que você entra na Escola ou ainda não tinha pensado nisso?
Agora você vai se dirigir ao pátio, e ficar na fila junto com seus colegas de turma. Á sua frente você enxerga a cozinha, lá ficam as pessoas que cuidarão para que mais tarde você possa se alimentar. Elas são importantes ou não para nós?
Participe agora do momento da oração. É nesse momento que preparamos nosso espírito para enfrentar os momentos de conflito que vivemos em sala de aula. Conviver diariamente com pessoas diferentes é preciso aprender a respeitar os colegas, os professores e funcionários da Escola.
Agora vamos caminhar para a nossa sala de aula. Entre e escolha a carteira que vai sentar. Agora abra lentamente seus olhos e DÊ UM BOM DIA BEM CARINHOSO PARA TODOS AO SEU REDOR!!!!!!!!!.


Em nossa Escola sabemos que podem acontecer coisas desagradáveis. Descreva algumas delas.
2 – Na minha Escola não gosto:


3 – Agora pense em sua sala de aula. Nesta sala eu me sinto....


4 – Você já sofreu algum tipo de violência. Onde aconteceu isso?

( ) em casa
( ) na rua
( ) na Escola.


5 – Ao sofrermos algum tipo de agressão, como fazemos para nos defender?


6 – Se você fosse a professor (a) da turma:
A – você mudaria .........................................................................................................
B – você criaria ............................................................................................................
C – você continuaria ....................................................................................................


7 – O que você gostaria de ter na sua Escola?



Roteiro para elaborar projetos na Escola

unidade 3- atividade 4

Atividade 4
Cursista: Maria Alice Viana Sousa Borges
“Criando Roteiro para escolha de tema na Elaboração de Projeto na Escola.”
Ao desenvolver um roteiro é necessário uma  reflexão acerca de como desenvolvemos nossas ações pedagógicas.
Há um teórico que diz:
“É preciso substituir a pedagogia das certezas e dos saberes pré-fixados por uma pedagogia da pergunta”.
Assmann(2003)
Esta citação vem fortalecer a busca pela mudança na postura do educador. Através do dialogo podemos fazer as descobertas necessárias para desenvolver nossos projetos na escola.
Com este objetivo estabelecemos  algumas fases que podem orientar a busca de informação sobre os interesses dos alunos.
ROTEIRO
1-Conhecer a realidade dos alunos para compreender seus interesses;
2-Identificar e selecionar as curiosidades e os problemas enfrentados pelos alunos na escola ou fora dela;
3-pesquisar sobre os assuntos selecionados pelos alunos para que o professor tenha argumentos para conduzir a aprendizagem dos alunos;
4-Identificar os objetivos a serem alcançados neste tipo de aprendizagem;
5-Selecionar e organizar as estratégias pedagógicas adequadas para o seu conjunto de alunos.
Referencias Bibliograficas:
Assmann, Hugo: Reencantar A Educação: Rumo a sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes(2003).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Video do Projeto Quem ama cuida do lixo no ambiente escolar

Video realizado pelos professores da E.E. Princesa Izabel, com o projeto "Quem ama cuida do lixo no ambiente escolar"

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Unidade 02 do curso

Veja abaixo o video criado com a apresentação da avaliação da Unidade 02 do curso Tecnologias na Educação / NTE Amapá.

Meu Portfólio do Curso Tecnologias na Educação



Portfólio de MARIA ALICE VIANA SOUSA BORGES

Desenho produzido por minha aluna
 Com  autismo B.D.F.


UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
1. Apresentando o curso (curso e-proinfo de 14 a 18.02.2011)

O curso iniciou com a apresentação do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Conhecemos o Guia do Cursista, o conteúdo do CDROM e recebemos orientação de como executar as atividades desta unidade de estudo. Acessei meu Gmail e o meu Blog criados no módulo anterior.

Ao conhecer como o curso irá funcionar, percebemos que participar de um curso de 100 horas representa um enorme desafio para nós educadores que assumimos uma jornada de 40 horas semanais. Acredito que precisaremos da compreensão do diretor da nossa unidade escolar, no sentido de nos permitir fazer pesquisas na escola para fundamentar os textos que iremos produzir ou autorizar o uso da internet para aqueles que não dispõe em casa.

2. FÓRUM: Conhecendo a turma: QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ ? (15 e 17.02.2011)

Apresentei-me como professora Alice Viana, indiquei que trabalho na sala de recursos da Escola Estadual Princesa Izabel , localizada na Rua Eliezer Levi, bairro Central na Cidade de Macapá, Estado do Amapá.

Enfatizei que como professor aprendiz procuro estar sempre atualizada porque o campo educacional é dinâmico. Requer de nós novas posturas e novas praticas educativas. Sempre que ouço uma expressão desconhecida, um autor ou uma ferramenta pedagógica inovadora anoto-a para verificar na internet do que se trata.

Além da produção deste texto comentei o texto de duas colegas de curso, a Ozemar e a Helem Geane pelas reflexões postadas por elas.

3. FÓRUM : Educação e Tecnologia (17 a 19.02.2011)

Sobre este tema acredito que o primeiro passo é estarmos conscientes do que temos em mãos um grande volume de informações e delas selecionarmos aquelas que nos permite utiliza-las para melhorar nosso desempenho profissional. Conhecer as novas tecnologias e saber utiliza-las é fundamental.

Postei comentários no texto das colegas Joseilde e Mª Cristina refletindo sobre o papel das nossas escolas como reprodutora ou articuladora do conhecimento.

4. Novas Tecnologias e Aprendizagem (17 a 19.02.2011)

Publiquei no diário de bordo que As escolas ainda não conseguiram lidar bem com as novas tecnologias porque conforme disse Ladislaw Dowbor “não se trata de inundar as escolas de computadores”. Apenas ter computadores nas escolas não é tudo, se os profissionais não souberem como lidar com essas tecnologias e não souberem ensinar seu aluno a interagir com elas nada irá mudar.

5. Tecnologia na Escola (23 a 25.02.2011)

Publiquei na ferramenta Biblioteca, em Material do aluno um texto sobre uma pesquisa realizada no interior da Escola Estadual Princesa Izabel sobre as tecnologias mais utilizadas pelos professores e de que forma eles estão utilizando-as. Concluímos na pesquisa que os educadores utilizam as tecnologias disponíveis, aguardam ansiosos pela chegada de outras mídias e suas respostas demonstraram intenções e tentativas de adequarem-se a este novo panorama educacional.

6.Trabalho por Projeto ( 26.02 a 02.03.2011)

Publiquei este texto na ferramenta Biblioteca-material do aluno e iniciei o texto utilizando a afirmativa de que “ Uma aprendizagem significativa é aquela em que o aluno encontra sentido naquilo que está aprendendo”. Esta aprendizagem é o maior desafio do educador contemporâneo.

Não devemos perder o foco de que vivemos em uma sociedade da aprendizagem na qual aprender é uma exigência social. Buscar desenvolver praticas pedagógicas integradoras capazes de contemplar os conteúdos curriculares e ao mesmo tempo desenvolver competências e habilidades para utilizar as diferentes tecnologias disponíveis na escola.

7. Refletindo sobre a própria Aprendizagem (03 a 06.03.2011).

Esta atividade foi publicada no blog “EDUCAR COM CARINHO” no endereço aliceap.blogspot.com

Participar do Curso eproinfo Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC esta representando uma oportunidade para refletir sobre o papel da tecnologia na vida cotidiana de nós educadores.

Conhecer as TICs , os métodos de aprendizagem ativa através da construção de projetos tudo isto é muito novo e requer habilidades técnicas que estamos buscando desenvolver neste curso .Pretendemos reunir teoria, pratica e o domínio das novas tecnologias no planejamento dos ambientes de aprendizagem de nossos alunos.

UNIDADE 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia

1-Avaliando a Unidade 1:

Avaliamos em nosso encontro presencial ocorrido no dia 10/03/2011.

2-Forum: As linguagens da Internet

Participei comentando a postagem de dois colegas do curso.

3-Criando um conceito de hipertexto:

Navegando em busca do conceito de Hipertexto , a definição que nos permite utilizar no campo educacional é o que define como um texto que permite ao leitor contribuir com o conteúdo ampliando-o ou modificando.

4-Criação do Portfólio:

Na construção do portfólio busquei traçar um perfil da profissional de educação que sou, demonstrando um pouco daquilo que o desafio de educar representa. O nome do meu blog representa um pouco do que faço no dia-a-dia : “Educar com carinho “ , dispensando uma atenção a mais aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais na sala de recursos.

5-A internet como espaço de autoria:

Produzi um texto e publiquei no meu blog “Educar com carinho” e no blog colaborativo da turma.

6-Biblioteca: Planejando atividade com hipertexto:

Planejamos um projeto que culmina com a construção de um video devido o LIED da nossa escola não estar funcionando.

7-Forum: Analise do planejamento:

Ainda não pude comentar o projeto porque os colegas ainda não puderam publicar seus planejamentos.

8-Relatorio Final do Projeto “QUEM AMA CUIDA do lixo no ambiente escolar”.

Construí um texto relatando tudo aquilo que executamos na turma do professor Cleutom na Escola Princesa Isabel.
9-Registro Digital da experiência

Nesta atividade publicamos no blog colaborativo http:/ntecurso100horas.blogspot.com um link para que os colegas possam acessar o blog individual de cada cursista.
10-Criação Pôsteres: Avaliando a Unidade 2

Para avaliar esta unidade construí 05 slides para demonstrar como foi minha compreensão desta unidade.

UNIDADE 3: Pratica Pedagógica e Mídias Digitais.
1-Aula presencial para finalizar a unidade 2 e receber orientações das atividades da unidade 4.
2-Entendendo a unidade 3: Elaborar uma sintese sobre os itens abaixo:
*Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola
*Um pouco da historia
*O construcionismo e a pedagogia por projetos
*O projeto na escola
*Projeto e a interdisciplinaridade
*Projeto e curriculo
*Textos sobre: blog,wiki e mapas conceituais digitais
3-Fórum: Contextualizando a mudança: da teoria à pratica( a maneira como desenvolvemos nossa pratica com os alunos, ouvindo suas idéias,duvidas  e curiosidades/Quais estrategias utilizo podendo ser utéis para estabelecer um ambiente de livre expressão em que o dialogo se faça presente).
4-Elaborei um roteiro e apliquei na Escola Estadual Princesa Izabel para identificar problematicas que justifiquem a construção de projetos na referida escola. Ao aplicar o roteiro identificamos a necessidade de trabalhar a problematica do BULLYING pelas respostas dadas pelos alunos na turma da Professora Gorete/ 3ª série.
5-Postagem na Biblioteca do PROJETO "FOLCLOREANDO DE NORTE A SUL no ARRASTA PÉ DA PRINCESA" que é um projeto da escola que culminará na festa junina.A tematica do Bullying será abordada quando os alunos estudarem a Linguagem como elemento da cultura popular.Em especial as expressões populares que podem agredir, assediar ou intimidar uma pessoa, promovendo a cultura de combate ao Bullying na escola.
6-Refletimos acerca da leitura sobre "Projeto e Curriculo" e formulamos nosso conceito afirmando que O Curriculo é um projeto construido pelo professor juntamente com seus alunos em que se preveem atividades educativas que contribuirão com a formação academica, pessoal e social dos seus alunos.
UNIDADE 4: Currículos, projetos e Tecnologias.
1-Encontro Presencial: momento de conclusão da unidade anterior e introdução da unidade 4.
2-Fórum: "Práticas Pedagógicas e Midias Digitais" foi um momento em após assistir alguns videos, construimos um texto com nossas conclusões e interagimos opinando sobre os textos escritos pelos outros cursistas.
3-"Navegando por repositorio Digital: esta atividade foi uma experiencia rica porque ao consultar os sites recomendados pudemos refletir acerca do poder de criação que as mídias nos oferecem para serem inseridas em nossa pratica pedagógica. Após selecionar alguns exemplos publiquei este material em meu blog pessoal ( aliceap.blogspot.com ) e deixei um convite no blog colaborativo da turma. Para visitar acesse ( ntecurso100horas.blogspot.com ).
4-Fórum: "Midia-Educação no contexto Escolar" inspirando-nos na criatividade de Silvio P.Costa e Jesus Martin-Barbero fizemos nossa participação enfatizando a importancia das novas tecnologias na Edicação.
5-Nesta ultima atividade produzi um slide rezumindo cada uma das unidades de estudo para socializar amanhã no ultimo encontro presencial.
                 Desejo à professora Sandra Santos e a cada um dos cursistas que agora os considero amigos, muito sucesso na vida e muitos frutos em suas atividades nas escolas.
                  Com carinho
                  Maria Alice Viana

Relatório do Projeto Quem Ama Cuida do lixo no ambiente escolar.

    No Curso Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, construímos uma proposta de trabalho para exercitar o registro digital de uma experiência desenvolvida na escola, para posteriormente ser publicada no blog pessoal e colaborativo da turma Sandra Santos. O Projeto “QUEM AMA CUIDA do Lixo no ambiente escolar”, foi planejado para ser executado na Escola Estadual Princesa Izabel, em uma turma de 4ª série no período de 11 a 31 de Março de 2011. A referida turma é composta de 33 alunos, entre eles encontram-se dois alunos com NEE (necessidades educacionais especiais). O grupo de trabalho foi composto por 05 cursistas, onde 04 deles são funcionários da referida escola. A outra integrante da equipe é de outra unidade escolar. Pelo fato de todos exercerem suas atividades em ambientes como: Sala de Recursos, Lied, Tv Escola e coordenação pedagógica, contamos com a coparticipação do professor da turma, o professor Cleutom José Paixão do Nascimento.

    O referido projeto contribuiu para conscientizar os discentes participantes da importância de refletir sobre a falta de cuidados com o lixo no ambiente escolar, na formação de valores, e atitudes menos consumistas de produtos com embalagens poluentes, bem como compreender o tempo de decomposição destas embalagens no meio ambiente. Decidimos produzir um vídeo com as imagens digitais devido a impossibilidade em utilizar o LIED da escola. A empresa que monta e habilita os computadores até a presente data não cumpriu o contrato de trabalho. A escolha pelo vídeo deu-se pela importância de explorar as novas tecnologias, utilizar os espaços de troca e de reflexões para incorporarmos as múltiplas linguagens do vídeo e como forma de divulgar o fazer dos alunos e educadores

    Inicialmente apresentamos o projeto a turma, trazendo à tona os conhecimentos prévios do educando em relação ao lixo e como ele cuida do lixo em casa e na escola. Definimos com eles as etapas do projeto e as pautas de filmagens. Os alunos mostraram-se receptivos e colaboradores. No dia das filmagens, os educandos ficaram inicialmente tímidos e alguns disseram que não saberiam o que dizer diante das câmeras. Porém, os voluntários iniciais ao concluírem suas participações influenciaram positivamente nos alunos inseguros. E a partir daí todos queriam participar: contaram como lidam com o lixo em casa, gravaram recados de conscientização, mostraram os trabalhos construídos sobre a temática com o professor da turma. Planejamos um dia para a coleta do lixo, neste dia os alunos sugeriram filmar o pátio antes e depois do lanche para comparação. Dividimos os alunos em grupos, entre eles decidiram qual deles iria ser o coletor. Distribuímos luvas para proteger as mãos. Compreenderam que para lidar com o lixo é necessário a proteção de luvas, máscaras, etc. Na roda de conversas, utilizamos o lixo coletado para trabalhar a classificação do lixo em Orgânico e Inorgânico, deixando claro qual o tipo de lixo que “a natureza agradece”. Depois identificamos o lixo, contextualizando-o com o tempo de decomposição dele na natureza através de uma tabela preenchida pelos próprios alunos. Em encontro posterior recapitulamos as atividades previstas no projeto, estimulamos a busca de sugestões para conscientização dos outros alunos da escola. Sugeriram exibir o vídeo para todos no dia da culminância do projeto.

    Sabemos que o vídeo ou a televisão, por si só, não garantem uma aprendizagem significativa. A presença do (a) professor (a) é indispensável. É ele/ela, com sua criatividade, bom senso, habilidade, experiência docente, que deve ser capaz de perceber ocasiões adequadas ao uso do vídeo. No entanto, criatividade, bom senso, experiência, não surgem do nada. A sociedade contemporânea é caracterizada pela multiplicidade de linguagens e por uma forte influência dos meios de comunicação. É preciso que nós educadores entendamos as linguagens das novas tecnologias em especial aqueles disponíveis em nossa escola. Como é o caso da TV, do vídeo, do slide e que possamos identificar suas potencialidades e peculiaridades. Precisamos estar preparados para utilizar a linguagem audiovisual com sensibilidade e senso crítico de forma a desenvolver, com nossos alunos, uma alfabetização audiovisual. O vídeo como um meio de divulgação é hoje a base de divulgação da linguagem audiovisual como um todo. Ele tornou acessível o registro e a documentação histórica das produções audiovisuais, a facilidade de ver, rever e analisar um produto audiovisual, a possibilidade de intervir parando, pausando, mudando o ritmo e até alterando uma sequência de imagens. Esperamos que nossa iniciativa neste Projeto “QUEM AMA CUIDA do lixo no ambiente escolar” possa inspirar a criatividade de outros educadores no uso das novas tecnologias no cotidiano da nossa unidade escolar.